Quer empreender em uma área bem requisitada nos dias de hoje? A assistência técnica em notebooks é uma ótima escolha. Afinal, os notebooks são os queridinhos tanto de estudantes quanto de profissionais, por serem muito práticos e eficientes.

 

Sendo assim, ter uma empresa que preste assistência técnica para notebooks é um bom caminho para quem deseja entrar nos negócios relacionados à TI.

 

Contudo, para isso é necessário entender quais são os maiores problemas encontrados em notebooks para que você já esteja ciente na hora de realizar cursos e abrir a sua empresa de assistência técnica.

 

Pensando nisso, fizemos este texto com alguns dos principais motivos para notebooks precisarem de assistência técnica. Então, continue com a gente até o final para aprender informações valiosas!

 

Confira a seguir 5 razões para notebooks precisarem de assistência técnica

 

            Abaixo nós selecionamos alguns dos principais problemas em notebooks que você irá enfrentar no dia a dia em sua loja. Veja:

1- Superaquecimento

 

Certamente este é um dos principais problemas sofridos por donos de notebooks. Você mesmo pode já ter passado por isso. Geralmente, o problema tem origem no cooler (ventuinha) do aparelho, que pode estar obstruído por sujeira ou até queimado.

 

Em muitos casos, para resolver a situação, basta substituir o cooler por um novo. Além disso, pode ser que a questão envolva a pasta térmica do notebook. Se for esse o caso, você precisará trocá-la e realizar a limpeza interna para que o aquecimento pare.

 

2- Placa-mãe defeituosa

 

            Quem já trabalha com reparo em notebooks sabe que grande parte das falhas está na placa-mãe. Afinal, praticamente todos os elementos do aparelho estão ligados a ela. Por isso, qualquer defeito nela pode prejudicar todo seu funcionamento.

 

Sendo assim, usualmente, a assistência envolve trocar a placa toda ou algum dos componentes que esteja causando os problemas. Pode ser que a falha também esteja na solda utilizada para juntar os componentes. Então, para consertá-la, você poderá usar métodos de reflow ou reballing.

 

3- Disco rígido comprometido

 

O disco rígido (mais conhecido como HD) é uma das peças mais importantes do notebook, pois é onde todos seus dados são armazenados. Ele é bem sensível, o que significa que um manuseio errado ou quedas do aparelho podem danificá-lo facilmente.

 

Caso isso aconteça, a prioridade é recuperar os dados contidos ali e trocar o componente.

 

4- Placa de rede queimada

            As falhas ocorridas nas placas de rede geralmente estão ligadas à alguma descarga elétrica abrupta, como aquelas que ocorrem em tempestades. Elas acabam queimando as peças. Além disso, pode ser que o problema aconteça por conta de uma conexão ruim à placa-mãe.

Para saber a melhor solução para o problema, é necessário entender a origem da causa, pois no caso da placa de rede, é possível que o erro esteja até no software.

5- Tela quebrada

            Muitos notebooks mais modernos possuem a tela com touch screen, ou seja, você pode navegar pelo sistema usando o toque em vez do teclado. Isso faz com que problemas envolvendo a tela sejam muito comuns. Além disso, quedas e manuseio desastrado também causam muitos problemas.

Dependendo da intensidade da quebra, a melhor coisa a fazer é substituir a tela por uma novinha em folha.

 

Agora que você sabe as principais demandas para assistência técnica em notebooks, é preciso compreender com detalhes como fazer seu reparo da melhor forma possível. Para isso, você necessita de um curso especializado que além de ensinar na teoria e prática, também trabalha a sua mentalidade de empreendedor.

Quem mora em Brasília pode escolher a Capacita TI.

A Capacita TI é uma escola com cursos especializados em assistência técnica e reparo em equipamentos de tecnologia da informação, incluindo impressoras, notebooks, smartphones e mais.

 

As aulas são 90% práticas e por isso cada aluno possui a sua estação de trabalho com os equipamentos individuais. Além disso, a Capacita TI oferece metodologia avançada e muita vivência na profissão.  Por isso, é uma ótima opção para quem deseja seguir essa carreira de forma responsável e com mais chances de ser bem-sucedido.

 

Clique aqui, descubra todos os cursos e saiba como se matricular!

 

Deixe um comentário