Mas é importante se perguntar: o que é o emprego dos sonhos para você? É aquele que lhe garante mais qualidade de vida? Ou que tem um alto salário? Aquele com horário flexível? Com plano de carreira e muitos benefícios? Que traga mais satisfação pessoal? É tudo isso reunido?

Organize sua rotina
Procurar trabalho é um trabalho. Organize seu tempo e seu dia-a-dia. Estabeleça um expediente diário como se você já estivesse trabalhando: 44 horas semanais. Divida seu tempo para cada atividade: contatos, entrevistas, preparação de currículos e cartas, correspondências. Estabeleça prazos e metas. Dessa forma você amplia suas chances de sucesso no processo.

Planeje suas despesas
Saiba quanto tempo você tem para manter suas despesas com seus atuais recursos. Se acreditar que é necessário esticar seus recursos, revise seus gastos, busque alternativas para eles e encare a possibilidade de outras fontes de renda durante o período em que estiver buscando um emprego.

Estude sobre você
Este pode ser o ponto mais importante do processo de seleção de emprego porque, ao demonstrar ao recrutador ou gestor que você reconhece seu potencial e está disposto a ajudar na resolução de problemas da empresa, com certeza passará confiança e despertará a atenção dele.

Estude tudo sobre a empresa
Leia sobre a empresa e o setor de atuação para entender melhor sua cultura e como o negócio funciona. Saber onde está pisando é a melhor forma de elaborar estratégias mais assertivas e obter sucesso dentro de uma organização.

Prepare-se para entrevistas
O conteúdo que você produziu para o currículo também será útil para as entrevistas ao responder a perguntas sobre suas realizações. Mas prepare-se também para questões difíceis como “quais seus pontos fracos?”, “por que você saiu do emprego anterior?” ou “por que acredita ser o melhor candidato para trabalhar conosco?”. Outra dica é estudar sobre a empresa antes da entrevista

Ative seu networking
O networking segue como o principal fator para a recolocação de um profissional. Retome contatos e solicite orientações aos seus contatos. Todo o conteúdo produzido anteriormente para compor seu currículo é igualmente útil para quando você for apresentar-se aos seus contatos e suas indicações.

Distribua adequadamente as informações sobre você
Esta tarefa envolve a distribuição de cartas de apresentação e currículos através de seu networking e de envios para empresas com perfil similar ao das suas experiências, além de cadastros em sites de empregos. Seja consistente, buscando empresas que tenham perfil mais próximo daquelas onde você já trabalhou.

Busque informações e atualização sobre sua área
Leia os livros mais recentes sobre sua área, assim como revistas, periódicos e artigos na Internet. Participe também de fóruns de debate, palestras e cursos. Toda informação sobre sua área de interesse é valiosa tanto para o seu próprio desenvolvimento quanto para a troca de informações que acontecerá durante o desenvolvimento de seu networking.

Desenvolva as suas habilidades
Mesmo durante a procura pelo emprego dos sonhos, não deixe de desenvolver habilidades. Se você já trabalha na área, melhor. Se é um universo novo, não perca tempo: participe de palestras, workshops, cursos de atualização etc. Busque potencializar seus pontos fortes e melhorar o que ainda não está bom.

Envie seu currículo para as empresas
Muitas empresas de seu interesse podem oferecer cadastro de currículos via web. Estas oferecem um espaço comumente chamado “Trabalhe Conosco”. Ali você poderá enviar seu currículo eletronicamente.

Deixe um comentário